Subscribe:

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Manifestação em Caxias do Sul leva 35 mil às ruas, a maioria de forma pacífica; após quebra-quebra, 22 são detidos

A onda de protestos pedindo melhores condições de vida de forma geral no Brasil, que se intensificaram em todo o país desde o inicio da semana, chegou hoje à Caxias do Sul. Segundo a Brigada Militar, 35 mil pessoas protestaram pelas ruas da área central da cidade na noite desta sexta-feira (21). Cerca de 27 mil confirmaram a sua participação na página do evento no Facebook. 

Manifestantes, em sua maioria pacíficos, tomaram as ruas de Caxias do Sul na noite desta sexta-feira (21). Foto: Daniela Xu/Agência RBS

A grande maioria dos participantes do ato eram pacíficos e se manifestaram de forma pacífica. O grupo saiu da Praça Dante Alighieri, local da concentração, por volta das 18h30. Eles desceram a rua Marquês do Herval, acessaram a Pinheiro Machado, seguiram pela Feijó Jr., subiram a Sinimbu e pararam novamente na praça. Durante o ato, pessoas que estavam em ruas paralelas a essas se juntaram aos demais protestantes. 

Foto do ato visto do alto! Foto: Christopher Freyburg

Na chegada à Dante, manifestantes não pacíficos convidaram outras pessoas para se dirigirem à Prefeitura de Caxias do Sul, na Alfredo Chaves. Muitos foram e lá foi onde ocorreu o confronto nunca visto antes na cidade. Antes, em um confronto com a Brigada, nas proximidades da Rua Marechal Floriano, um jovem foi detido. 

Rua Sinimbu lotada. Foto: Divulgação

A situação ficou tensa por volta das 20h20. Os manifestantes foram até o pátio do Centro Administrativo Municipal, porém foram expulsos pela cavalaria da Brigada Militar. Antes, diversos protestantes atiraram ao prédio rojões e garrafas. Como resposta, brigadianos soltaram bombas de gás lacrimogêneo. Um ponto de táxi em frente ao local, foi incendiado e uma van, na rua Carlos Giessen, também nas proximidades da Prefeitura, teve os vidros quebrados, objetos roubados e foi parcialmente incendiada. 

Alguns jovens protestaram de máscara. A maioria também foi ao Centro munidos de cartazes e faixas. Foto: Camila Boff/Agência RBS

Por volta das 20h45, brigadianos foram alvejados por bombas na Os 18 do Forte, local onde os vândalos também brigaram entre si. Duas pessoas foram presas em frente ao Zaffari da Alfredo Chaves, e outros dois feridos foram levados ao Hospital Pompéia; um com ferimentos na perna e outro com um corte profundo na cabeça. 

Durante este tempo, os barulhos de bomba fortíssimas eram incessantemente ouvidos à quilômetros de distância. Luzes das bombas também podiam ser vistas no céu caxiense. Ainda em frente à Prefeitura, guardas municipais foram atingidos por pedras e rojões. Vidros do Centro Administrativo também foram quebrados. 

Público no inicio do ato. Foto: Alessandro Valim/Rádio Caxias

A rua Alfredo Chaves foi bloqueada pelos policiais militares. Depois de saíram do local, o grupo foi até a Sinimbu e simplesmente proibiu a passagem de carros a partir da Catedral Diocesana. Eles apedrejaram alguns veículos e colocaram contêineres de lixo na rua, jogando entulho no chão e queimando dois coletores; a agência do Banrisul em frente à antiga Eberle foi depredada, assim como uma relojoaria e a agência do Banco do Brasil na Marquês do Herval, que teve vidros e a porta principal quebrada. A Praça Dante que neste segundo momento teve banheiros químicos virados, ficou totalmente às escuras. Os vândalos fugiram pelas ruas Dr. Montaury e pela Sinimbu, porém foram perseguidos por policiais. 

Um grupo não-pacífico também tentou saquear lojas na esquina da Visconde de Pelotas com a Avenida Júlio de Castilhos. A loja Fedrizzi, loja localizada na esquina da Júlio com a rua Garibaldi, foi depredada. Na mesma rua, porém na esquina com a Sinimbu, uma vidraça do banco HSBC também foi quebrada. 

Voltando à Prefeitura, os não-pacíficos levaram um contêiner até o meio da rua para possivelmente incendiar, mas aí os pacíficos retiraram a lixeira da via e foram aplaudidos.

Para a passagem dos manifestantes, o quadrilátero formado pelas ruas Marquês do Herval, Pinheiro, Feijó e Sinimbu, ficou totalmente trancado das 17h até por volta das 22h. Os usuários do transporte coletivo precisaram de paciência, pois devido ao desvio, todas os bairros foram afetados com diversos atrasados. O comércio na região central foi fechado às 17h, assim como instituições de ensino que encerram os horários de aula no fim da tarde.

O tenente-coronel da Brigada Militar, Leonel Bueno, que comandou a operação, disse que punks e skinheads vieram ao Centro de Caxias do Sul apenas para fazer "arruaça". Em entrevista para a Rádio Caxias, ele informou também que a imprensa gravou as imagens desses vândalos e que o número de presos no momento é de 22. Alguns cavalos e policiais ficaram levemente feridos durante o confronto. Cerca de 2.000 pessoas teriam enfrentado a Brigada Militar em frente ao Centro Administrativo Municipal. 

CLIQUE E VEJA COMO FOI A MANIFESTAÇÃO EM TEMPO REAL.

0 comentários:

Postar um comentário